Psiquiatria e Sociedade

Mente, cérebro e gente

Como escolher seu Deputado Federal

with 10 comments

[tweetmeme]
Demorou, mas o Psiquiatria e Sociedade resolveu entrar na política, fazendo campanha aberta para votação: tenho a firme convicção que o melhor candidato a Deputado Federal, que irá representar o leitor de maneira mais fiel e adequada, é uma pessoa escolhida tendo por base critérios racionais e, o quanto possível, objetivos.

Calma, não vou declarar voto.

Antes, recomendo ao leitor que, para escolher seu voto, entre no excelente site: Extrato Parlamentar. Ali, após responder a poucas perguntas tipo SIM ou NÃO, um algoritmo mostra quais os deputados federais são os mais alinhados com suas próprias posturas políticas. Particularmente me surpreendi positivamente: eu ainda não definira meu voto, mas em terceiro lugar na lista de afinidades surgiu o nome de um político que acompanho há vários anos, em quem votei em outras ocasiões, mas que lamentavelmente andava por mim meio esquecido (é, não assito a TV Câmara). Agora já tenho candidato, e reafirmei minha opinião de que ele de fato me representa (ironicamente o depudato federal mais alinhado com minhas opiniões, segundo o site, era do PSOL – serei eu tão do contra?).

Enfim, embora desconfie dos políticos, acredito na política; e como Churchil, considero a democracia o pior sistema de governo já inventado, fora todos os outros. A iniciativa do Extrato Parlamentar é louvável sob todos os aspectos porque quanto mais pessoas conseguirem exercer o voto consciente – o que inclui saber em quem votou, e os porquês do voto -, mais representatividade haverá. Só assim poderemos caminhar em direção a uma democracia mais madura e, consequentemente, a um país melhor.

Utópico? Pode ser, mas fico com Mário Quintana, em “Das utopias”:

Se as coisas são inatingiveis, ora,
Não é motivo para não querê-las.
Que tristes os caminhos se não fora
O brilho distante das estrelas.

Written by Daniel M Barros

06/09/2010 às 5:22 PM

Publicado em Uncategorized

10 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Muito bom! Psiquiatria é um barato – estou começando a achar – ou dá barato – isso eu já achava..

    Parabéns. Muido divertido (porque na verdade não sei se choro!).

    Um abraço.
    (apertos de mãos são para políticos, não?)

    Andre

    06/09/2010 at 5:52 PM

  2. Post bacana! Esse site é uma ótima ferramenta, mas creio que ele tenha algumas inconsistências. A posição de alguns políticos ali são contrárias às opiniões deles expressas em outras mídias. É o caso, por exemplo, do Walter Feldman. No site consta que ele foi contrário ao Ficha Limpa, quando na verdade, ele foi super a favor, apoiando publicamente inclusive:

    http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_publicacao=32815&cod_canal=1

    Forte Abraço,
    Joel

    Joel

    06/09/2010 at 7:20 PM

  3. Estou impressionado, por “coincidência” eu pretendo escrever sobre o processo de escolha de deputados e senadores nos próximos dias. É, acho que vai ser mais um link para o Psiquiatria e Sociedade.

    Por falar nisso, estou sentindo falta do feed do Planeta na sua coluna lateral ;)

    • Tirei o feed porque ele estava com bug, achei que o problema era no planeta saúde; não é?

      Daniel M Barros

      07/09/2010 at 1:40 AM

  4. Caro amigo,
    pelo site minha afinidade com o tal candidato do PSOL foi de impressionantes 95% – em primeiro lugar…Imediatamente desconfiei do site…Creio que o terceiro foi igual ao seu tb…Infelizmente tambem, o site como unico instrumento prejudica a renovacao do parlamento. Desta vez vou votar em um candidato sem mandato, mas com uma boa bandeira. Acho que vale a ressalva.
    Abracos

    Aloisio

    07/09/2010 at 2:35 AM

    • De fato, o site limita a escolha entre aqueles políticos já com cargo, reduzindo a chance de renovação. Ainda assim pode ser útil, já que bem mais da metade dos eleitores não escolheu candidato para deputado, no mais das vezes por falta de informação que mostre afinidade.
      Mas com certeza valeu a ressalva.

      Daniel M Barros

      07/09/2010 at 8:58 AM

  5. Gostei bastante do site, parece fazer uma análise bem mais profunda dos temas.

    Gostaria de fazer uma consideração a respeito do comentário do Joel. Pelo que pude apurar, não se trata de inconsistência. Diferente de avaliar uma única votação, o site avalia todas artimanhas regimentais que os parlamentares usam para tirar o projeto de cena, nas várias votações. Assim, na votação final do projeto o Walter Feldman pode ter sido a favor do ficha limpa, mas ao longo da tramitação da matéria ele tentou desfigurá-la. Dá pra ver cada votação se vc for em “Conheça a atuação detalhada de cada Parlamentar”, na primeira página do extrato parlamentar. Esses políticos são mais espertos do que parecem.. até o Índio da Costa (vice do Serra) fez de tudo pra desfigurar o projeto..

    Fabio jardim

    07/09/2010 at 6:44 PM

  6. O problema é que só avalia quem já está lá, e não quem não está e é candidato. Em um cenário de necessidade de renovação, o site privilegia somente os que já atuam, tornando viciado o voto e desfavorecendo a “faxina”.

    Leonardo

    08/09/2010 at 8:31 PM

  7. Olá! A minha admiração rendeu um prêmio ao seu blog: http://ericksonianamente.blogspot.com/2010/09/premio-dardos.html

    abraço :)

    Camila

    14/09/2010 at 12:21 AM

  8. Votar em algum deputado é uma tarefa que pode parecer simples, bastando digitar o numero de algum candidato na urna, mas que se for levar em conta propostas, partido, e principalmente o passado do candidato, se torna uma missão quase impossível.
    http://migre.me/hlIVE

    Diego

    08/01/2014 at 10:45 PM


Deixe um comentário